Olá, pessoal, tudo bom? Espero que sim. O otimismo para bons concursos neste ano de 2012 está grande. Sendo assim, temos que estudar bastante com o objetivo fixo na vaga almejada.
Muitos amigos, ao iniciar os estudos, enfrentam algumas dúvidas que se repetem sempre pelos comentários aqui do blog. Vou tentar discorrer sobre algumas delas e deixar a MINHA OPINIÃO sobre as mesmas. Tentarei não divagar muito e ser o mais objetivo possível.
E aí, por onde começo?
Bom, tudo depende em que área você é formado. Se é em Direito, Contabilidade ou Administração, já digo que tem meio caminho andado. Quem tem conhecimentos nessas áreas não encontrará uma barreira no aprendizado dessas matérias. Quem não tem, não se assuste. A barreira é certamente transponível. Ressalto isso pois você não precisará estudar toda a teoria das disciplinas de sua formação, Pode ir direto para as revisões e exercícios.
Eu sou formado em Gastronomia, logo, nunca tive contato com essas disciplinas. Estou perdido?
Claro que não! Tenho amigos na RFB formados em Educação Física, Fisioterapia e várias outras áreas que não têm nada a ver com as matérias das provas. Só precisamos ter disciplina, organização e determinação nos estudos. Lembre-se que você não nasceu sabendo nada do que sabe hoje! Teve que aprender tudo do zero, não é mesmo?
Então tá, vou estudar. Mas e aí, compro todos os melhores livros das matérias que caem nas provas, compro apostilas ou faço cursinhos preparatórios?
Como disse lá em cima, vou deixar aqui a MINHA opinião. Sou partidário de você começar por um bom curso preparatório. Pode ser presencial, à distância, on-line, por PDF, tanto faz! Desde que sejam BONS PROFESSORES! É isso mesmo. Não escolha o curso somente pelo nome, procure saber quem são os melhores professores em cada matéria e corra atrás de módulos ou aulas com eles. Vão poupar uma grande caminhada no entendimento das matérias necessárias, pois os professores realmente são os facilitadores para o seu entendimento. Já disse aqui antes que as aulas não te fazem "aprender" a matéria, mas sim "entendê-la"! Aprender mesmo só com as famosas HBC (horas-bunda-na-cadeira). É o estudo sozinho que lhe garantirá a fixação do conteúdo.
OK, mas e os livros, não servem para nada?
Claro que servem. Você os usará bastante, mas para dirimir dúvidas pontuais que encontrar nos exercícios mais "cabeludos". Deixe para comprar o livro depois que tiver uma boa noção na matéria, pois aí poderá avaliar qual livro possui a melhor linguagem para você, além de comprar livros mais atualizados, claro!
Entendi. Começar com aulas de bons professores, né? Mas como eu descubro quem são os bons professores?
Para isso, nada melhor do que perguntar àqueles que já estão nessa jornada a mais tempo que você. Procure amigos, colegas ou conhecidos que já estão estudando ou que foram aprovados recentemente, poste aqui nos comentários, procure nos fóruns para concursos. A informação pode ser encontrada facilmente pela internet. Não deixe de pesquisá-la. Outra boa forma é assistir a aulas demonstrativas. Os bons cursos as disponibilizam gratuitamente. Assista e avalie você mesmo.
Bom, é isso. Espero ter ajudado e que a determinação para o estudo não falte, pois, como diz o mestre William Douglas, "o sofrimento é temporário, mas a alegria é para sempre"!
Até mais!
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)
Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação
Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...
-
Pessoal, estou um pouco atarefado devido à mudança de local de trabalho e função, entretanto, pretendo voltar com novas postagens a respeit...
-
Olá, pessoal! Depois de aproximadamente sete meses exercendo o cargo de Analista Tributário da Receita Federal do Brasil na Inspetoria de Cá...
-
Com as alterações realizadas em 2017, os salários do cargo de Auditor-Fiscal ficaram bem mais atraentes, com a previsão de reajustes a...