
A organização e Administração inteligente do tempo disponível são armas essenciais para a aprovação em um concurso público. Sem elas, torna-se muito mais cansativo o preparo e improdutivo o aprendizado. Posto hoje algumas técnicas e dicas nesse sentido.
Todos sabemos qual a importância da organização na persecução de um objetivo - no caso, a aprovação no concurso. É estabelecendo o objetivo que avaliamos as metas, os caminhos a percorrer, nossos fatores facilitadores (tempo para estudo, dinheiro, ajuda dos pais, apoio da família, vontade, fé etc) e fatores complicadores também (filhos, tempo escasso, falta de dinheiro, por exemplo). Sem essas noções, não temos como utilizar os fatores facilitadores a nosso favor e, quando enfrentamos os fatores complicadores, nos sentimos atacados e indefesos, pois estamos despreparados. Por isso, recomendo a todos que anotem em uma agenda ou no caderno de estudos quais os fatores complicadores que tentarão tirar-lhe o foco e quais os facilitadores, que serão seus maiores aliados nessa guerra - serão suas armas.

Outro aspecto importante que não devo deixar de tocar é sobre a hora do lazer. Muitos, ao separar um momento para o lazer, se sentem culpados por aquele momento, imaginando que existe alguém estudando enquanto eles mesmos não estão. Não se culpe por isso! O lazer é necessário! Não o excesso dele, mas o mínimo lazer imprescindível ao bom funcionamento do cérebro no momento dos estudos. Do que adianta ficar horas a fio estudando durante todos os dias da semana se seu estudo não rende, se você sente dores de cabeça, se não sente progresso na aprendizagem?
Por isso, organize-se! Não deixe esse ponto importante para depois e não subestime o poder de um bom planejamento, você só tem a ganhar!
Sobre esses e outros assuntos importantes ao estudo, indico o livro do Dr. William Douglas - "Como Passar em Provas e Concursos", da editora Campus/Elsevier.
Quaisquer dúvidas ou sugestões de melhoria, postem os comentários aqui que ficarei muito feliz em respondê-los!
Vamos em frente!
"Quantas semanas tem um dia e quantos anos tem um mês?" - Pablo Neruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário