quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O que estudar na semana anterior à prova?

Dependendo de cada pessoa e de seu nível de estudo, a melhor opção de estudo e preparação para a semana anterior à prova pode ser os resumos ou exercícios. Como mencionei anteriormente, é claro que depende de cada um. A coisa com o que, na minha humilde opinião, o candidato não pode perder tempo nesse momento é a teoria. Por que eu acho isso? Bom, é simples. A pessoa leva muito mais tempo para fixar algo que leu na teoria do que algo que já estudou e ainda precisa fixar ou um exercício que soluciona.
Quando já se tem resumos, quadros sinóticos ou mnemônicos das matérias que já se estudou e a revisão é feita em cima daquilo que já se viu, a fixação é muito maior.
Quando se resolve exercícios, é a prática, a realidade da prova que está se encarando, pois é daquele modo que será cobrado. Assim fica muito mais fácil lembrar, no dia da prova, aquele exercício idêntico que se resolveu e aquela "pegadinha" que não se cairá mais.
No mais, vamos à batalha! peguem seus escudos, armaduras e espadas que a prova vem aí!
Bons estudos a todos!

3 comentários:

So, aninha disse...

nossa, seu site é muito interessante para nós concurseiros da RFB. Mas...a 10 dias da prova, tô tentando pra não entrar em desespero, li em algum lugar que se vc precisa estudar pelo menos 80% das matérias pra ter alguma chance...eu só cheguei a 50% :( ...tento me animar pensando que se todo mundo começou a estudar qnd saiu o edital, q é o meu caso, não estariam muito longe desta realidade tbm. Estes 50% pelo menos, estão muito bem estudados! :) então, será que vc tem um conselho pra o q estudar nesta última semana? tentar avançar e "pegar" mais material, ou reforçar ainda mais o q já foi estudado e diminuir o ritmo pra chegar descansada pra fazer a prova?! Por q afinal, mesmo as chances sendo poucas, queria fazer uma boa prova. Desde já agradeço! Ana

ReiliSam disse...

Aninha,

Difícil tomar uma decisão nessa sua situação, viu? A escolha é sua e só sua, pois só você se conhece a ponto de saber o que compensa mais: estudar mais teoria ou revisar o que já estudou.
Entretanto, sei como é ruim ficar sem uma resposta ou rumo, portanto, darei minha humilde opinião.
No seu lugar, eu utilizaria essa semana só para resolver as provas anteriores e focar em exercícios/simulados. É uma estratégia arriscada, mas é uma situação de guerra!
Ressalto que essa é só a MINHA opinião. Recomendo fortemente que você pense e analise como você mesma funciona.
Bons estudos, ótima prova e tudo de bom!!! Vai que dá!!!

So, aninha disse...

Reili,
Obrigada! Sua opinião é muito importante, afinal, você já fez este caminho e conseguiu chegar né! Bem, em todo caso, creio que vou ainda esta semana estudar alguns intens q estou com "intuição" que caiam na prova e semana que vem parto só pra provas e exercícios mesmo. Mas, o mais importante, que quero agradecer você, é o incentivo. Afinal, é um gás extra ouvir (ler) um "vai q dá!" nesta etapa do percurso! Valeu!

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...