segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Decidi estudar. Por onde começar?

Olá, pessoal, tudo bom? Espero que sim. O otimismo para bons concursos neste ano de 2012 está grande. Sendo assim, temos que estudar bastante com o objetivo fixo na vaga almejada.

Muitos amigos, ao iniciar os estudos, enfrentam algumas dúvidas que se repetem sempre pelos comentários aqui do blog. Vou tentar discorrer sobre algumas delas e deixar a MINHA OPINIÃO sobre as mesmas. Tentarei não divagar muito e ser o mais objetivo possível.

E aí, por onde começo?
Bom, tudo depende em que área você é formado. Se é em Direito, Contabilidade ou Administração, já digo que tem meio caminho andado. Quem tem conhecimentos nessas áreas não encontrará uma barreira no aprendizado dessas matérias. Quem não tem, não se assuste. A barreira é certamente transponível. Ressalto isso pois você não precisará estudar toda a teoria das disciplinas de sua formação, Pode ir direto para as revisões e exercícios.

Eu sou formado em Gastronomia, logo, nunca tive contato com essas disciplinas. Estou perdido?
Claro que não! Tenho amigos na RFB formados em Educação Física, Fisioterapia e várias outras áreas que não têm nada a ver com as matérias das provas. Só precisamos ter disciplina, organização e determinação nos estudos. Lembre-se que você não nasceu sabendo nada do que sabe hoje! Teve que aprender tudo do zero, não é mesmo?

Então tá, vou estudar. Mas e aí, compro todos os melhores livros das matérias que caem nas provas, compro apostilas ou faço cursinhos preparatórios?
Como disse lá em cima, vou deixar aqui a MINHA opinião. Sou partidário de você começar por um bom curso preparatório. Pode ser presencial, à distância, on-line, por PDF, tanto faz! Desde que sejam BONS PROFESSORES! É isso mesmo. Não escolha o curso somente pelo nome, procure saber quem são os melhores professores em cada matéria e corra atrás de módulos ou aulas com eles. Vão poupar uma grande caminhada no entendimento das matérias necessárias, pois os professores realmente são os facilitadores para o seu entendimento. Já disse aqui antes que as aulas não te fazem "aprender" a matéria, mas sim "entendê-la"! Aprender mesmo só com as famosas HBC (horas-bunda-na-cadeira). É o estudo sozinho que lhe garantirá a fixação do conteúdo.

OK, mas e os livros, não servem para nada?
Claro que servem. Você os usará bastante, mas para dirimir dúvidas pontuais que encontrar nos exercícios mais "cabeludos". Deixe para comprar o livro depois que tiver uma boa noção na matéria, pois aí poderá avaliar qual livro possui a melhor linguagem para você, além de comprar livros mais atualizados, claro!

Entendi. Começar com aulas de bons professores, né? Mas como eu descubro quem são os bons professores?
Para isso, nada melhor do que perguntar àqueles que já estão nessa jornada a mais tempo que você. Procure amigos, colegas ou conhecidos que já estão estudando ou que foram aprovados recentemente, poste aqui nos comentários, procure nos fóruns para concursos. A informação pode ser encontrada facilmente pela internet. Não deixe de pesquisá-la. Outra boa forma é assistir a aulas demonstrativas. Os bons cursos as disponibilizam gratuitamente. Assista e avalie você mesmo.

Bom, é isso. Espero ter ajudado e que a determinação para o estudo não falte, pois, como diz o mestre William Douglas, "o sofrimento é temporário, mas a alegria é para sempre"!

Até mais!

15 comentários:

Anônimo disse...

Nossa esse seu blog é muito bom, mesmo.
Eu estou cursando o ensino médio, e meu maior sonho é ser um analista ou auditor fiscal, no mesmo rumo do meu pai.
Eu gostaria de saber se existe algum material que dê para baixar online para estudar, e qual faculdade você recomenda fazer?

Obrigado

ReiliSam disse...

Olá, se esse é realmente o caminho que quer seguir, deve pensar, além disso, o que gostaria de exercer dentro da RFB. Há trabalhos relacionados à área de Direito, Contabilidade, Administração, dentre outros. Por isso, você deve levar em conta, principalmente, aquilo que você se identifica mais.
Curse a faculdade que você acha que te traduz, pois ela deve servir para instrumentar, com as ferramentas profissionais, aquela pessoa que você já é. Você não se "torna", por exemplo, um advogado na faculdade, esta só te mune das ferramentas necessárias para exercer a profissão que, ao longo do crescimento, você descobre ser. Pelo menos é assim que deveria ser, né? rsrs
Grande abraço! Boa sorte nas escolhas.

Caradiba disse...

Olá Reili!
Em primeiro lugar parabéns para o seu blog, ele é o mais informativo e esclarecedor a respeito do Concurso da RFB que já encontrei desde o início dos meus estudos para este. Tenho uma dúvida quanto à lotação inicial, sei que pode-se escolher dentro das vagas de acordo com a sua classificação, visto que você está dentro da RFB, poderia me dizer como é o interesse nas vagas dentro do Estado de Goiás? Obrigado por tudo e sucesso na sua carreira!

ReiliSam disse...

Olá, Caradiba!
Obrigado pelas visitas!
O que vejo por aqui é que é concorrido, sim, mas a pessoas tem chances de voltar. Não parece tão difícil quanto BH, JP, Fortaleza, p. ex. Anápolis tem lotação inferior a Goiânia, logo, o mais lógico seria a maior possibilidade de ser removido pra lá. Mas tudo depende da quantidade de vagas disponibilizadas pela COGEP. Abs!

Naiane Rodrigues disse...

Bacana o seu blog. Sou uma concurseira e descobri você atraves de pesquisa de materiais e informações direcionadas para concursos da RFB.

Valeu! Continue postando.

Bruna disse...

Reili, parabéns pelo blog!
Comecei a estudar pra concurso agora, e vou fazer o da Receita.
Ouço dizerem que é necessário um ou dois anos de preparação para passar num concurso, me surpreendi pois você estudou quatro meses.
Você é formado em que curso? Você acredita que sua formação acadêmica falicitou sua aprovação?

Eu, Investigadora... disse...

Olá Reili, gostaria que você falasse do ambiente de trabalho na RF. Os colegas são bacanas, tem um companheirismo legal ou eles são metidos porque ganham esse big salário? (rs) Quero tentar o concurso, mas tenho medo porque onde trabalho o companheirismo é bacana, as pessoas são simples, como eu. Abraços, Karen

Cathedra Cursos para Concursos disse...

Gostei muito da matéria! Parabéns!
Aproveito e indico o site http://cursosonline.cathedranet.com.br/ . O pessoal de lá tem muita experiência de mercado em cursos on line para concursos e pode tanto tirar dúvidas, como apresentar ótimas oportunidades! Recomendo!

Daniele disse...

Olá! Assim, terminei de me formar em C.Contábeis.Meu sonho é passar em um bom concurso mas q seja condizente c minha área de formação.Me considero uma pessoa determinada,e estou disposta a realizar esse meu sonho.Quais dicas vc me dá,quais concursos posso prestar,assim terei uma noçao de p q lado começar.

ReiliSam disse...

Olá, Daniele!
Na sua área, indico os concursos de auditor, fiscal, contador... Tanto da área federal, quanto estadual/municipal. Agora é só focar no que você mais se identifica.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá tenho 19 anos faço faculdade de saúde bucal gostaria de quando vim a concluir o meu curso fazer o concurso da RF.
Para tornar-se um auditor fiscal ou analista tributário preciso ser super gênio com números na prova! Mas preciso exercer tudo que foi pedido na prova nesse dois cargos? como funções,log,matrizes,inequações Ou preciso saber porcentagem,multiplicação,divisão e e subtração

Anônimo disse...

MUITO BOM SEU BOLG.ME AJUDOU MUITO!!!
OBRIGADO!!

ReiliSam disse...

Olá, amigo, é claro que não! rsrsrs
Na RFB existem muitas atividades, desde TI até Investigação!!!
Cada um se encaixa naquela atividade que lhe melhor traduz.

Fernando disse...

Muito obrigado pelas valiosas dicas! A preparação é um caminho árduo, mas acredito que vale a pena quando se conquista o objetivo! Obrigado pela iniciativa de ajudar quem está batalhando pra chegar onde você já está!

INSTITUTO MATSUOKA disse...

É ótimo encontrar as respostas para o que você estava procurando. Parece tão simples, mas acredito que as suas dicas me ajudaram a economizar tempo e dinheiro. A gente sempre pensa nos livros antes de tudo né?
Abraços
Juliana

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...