terça-feira, 28 de março de 2017

Vai ter concurso para a Receita Federal em 2017?

Quando sai o próximo concurso para a Receita Federal???

Essa é uma pergunta que, vez ou outra, muitos amigos me fazem. Como há muitas variáveis envolvendo o assunto a resposta nem sempre é óbvia. Por outro lado, ao observar os rumos do país e o que anda ocorrendo pelos corredores, podemos tirar algumas conclusões...

Recentemente, o site do Estratégia Concursos lançou um estudo muito interessante sobre os concursos para a RFB, com base nos editais anteriores. Para quem está começando agora e ainda decidindo qual concurso prestar, vale dar uma conferida. Deixo o link no final no post. 

Fora as dicas gerais, nesse estudo, ele ressalta algo muito importante, que é a "não previsão de verba para novas nomeações na Receita Federal em 2017". Entretanto, o órgão solicitou ao MPOG 1000 vagas para os cargos de Auditor e Analista. Por isso, a previsão é de que o concurso ocorra este ano, mas com as nomeações em 2018. Ótima notícia para quem acha que ainda não está pronto para a prova, não é? Há um bom tempo de preparação até lá. As previsões mais pessimistas são de provas no início de 2018. 

As análises de pessoal informam que há quase 20.000 vagas a serem preenchidas na RFB. Para isso, os concursos públicos deverão ser priorizados em breve. 

E a crise?

Essa é outra pergunta bem comum. Na minha opinião, ela só reforça a necessidade de servidores na arrecadação, exigindo a abertura urgente de novos concursos para os cargos dessa área. A contratação de fiscais e analistas da RFB é superavitária, uma vez que seus salários são bastante ultrapassados pelo que fiscalizam e arrecadam para a União. 

Outro fato digno de nota são as aposentadorias. Corre a notícia de que quase 4000 servidores vão se aposentar até 2019. É muita gente!!! Isso só aumenta a necessidade de novos concursos. 

O que fazer agora, enquanto não sai edital? 

A melhor decisão é, certamente, aproveitar o tempo até lá e ir se preparando com inteligência. Adotar uma boa programação e tomar como base os últimos editais são as medidas mais inteligentes que um concurseiro pode tomar no momento. Quando sair o edital, ele vai estar bem na frente dos demais concorrentes, que vão começar a procurar desesperadamente o que e como estudar. O candidato inteligente só vai arrematar os estudos e fazer revisões, focando nos exercícios e simulados. Assim, as suas chances de passar são absurdamente altas. 

Bons estudos a todos e um forte abraço! 

Link para o estudo feito pelo Estratégia: clique aqui

Nenhum comentário:

Qual é o salário de Analista Tributário da Receita Federal?

Como mais um incentivo aos estudos, vale dar uma conferida na nova tabela salarial do cargo de Analista Tributário da Receita Federal,...