quarta-feira, 6 de maio de 2009

Cursos Preparatórios para a Receita Federal




Amados e Adorados amigos leitores e colaboradores, hoje passo para escrever sobre um assunto de extrema importância para nós, concurseiros: os Cursos Preparatórios para a Receita Federal. Dos bons cursos existentes, basicamente podemos dividi-los em dois tipos, que são os cursos presenciais e os cursos pela internet (online).


I - Cursos Presenciais
Dos cursos presenciais, é claro que depende bastante da Unidade Federativa onde você, caro leitor, reside. Entretanto, posso falar um pouco sobre as possibilidades aqui no Rio de Janeiro.
  • Academia do Concurso Público
Eu já tive a oportunidade de concluir alguns cursos na Academia do Concurso Público e pude formar a minha opinião. Até algum tempo atrás, a situação era a seguinte: a qualidade dos professores é muito alta, com feras em suas áreas, como Alexandre Lugon, no Direito Tributário; Cristina Luna e Flávia Bahia, no Direito Constitucional; Edson Pimentel, na Contabilidade; dentre outros. Fiquei muito feliz com a qualidade das aulas e tudo, entretanto, como nem tudo são flores, a organização e previsão das aulas deixou a desejar. Ficávamos sabendo de aulas somente na véspera das mesmas e a matéria teve que ser ministrada aos sábados, domingo e feriados para o cumprimento do previsto no edital, quando, no início do curso, tínhamos vários horários livres. Mas querem saber? Valeu a pena pela qualidade das aulas.
  • Outros Cursos presenciais
Dentre outros cursos existentes que eu conheço, ouço muitas boas indicações do Centro de Estudos Guerra de Moraes, ou curso do Professor Guerrinha, que possui uma fama incrível pela qualidade de suas aulas, do Curso Max, que toma cada vez mais espaço no cenário concurseiro, do Curso Servidor, que também apresenta-se como uma boa opção, dentre outros.

II - Cursos ONLINE
A outra opção de curso que temos, que tem me atraído bastante ultimamente, pela comodidade e economia de tempo, são os cursos e aulas online, ou seja, pela própria internet.
Para quem tem internet banda larga essa é uma ótima opção, pois você não pega trânsito pra chegar no curso, não corre o risco de chegar atrasado nas aulas, não precisa perguntar ao amigo do lado o que foi que o prefessor disse, pode pedir pra repetir quantas vezes quiser, sem medo de acharem você um idiota, pode ir ao banheiro sem se preocupar em perder algum assunto e não precisa se preocupar em repetir roupa. Não é uma MARAVILHA?
Pois é, os cursos virtuais estão aí e ganham cada vez mais espaço no cenário dos concursos.
  • Canal dos Concursos
Uma das boas opções que eu andei estudando é o site Canal dos Concursos, que apresenta uma proposta de Cursos Online com uma qualidade incrível de professores. Os grandes mestres que tive a oportunidade de conhecer na Academia do Concurso estão por lá, dentre outras feras. Parece que o portal é dirigido pela Professora Cristina Luna, de Constitucional, que dispensa apresentações. Dos benefícios apresentados pelo site, estão o fornecimento de materiais (apostilas, exercícios) em .pdf, para download, contato com o professor, para a solução de dúvidas, Fórum de Discussões sobre as matérias e atualização das aulas segundo o Edital do Concurso. Percebi que o CC está investindo bruto no Concurso da Receita e, com certeza, vou me inscrever em um de seus cursos.
  • Eu Vou Passar
Outra grande fonte de conhecimento que encontrei é o site Eu Vou Passar, que se destaca bastante pela qualidade de suas aulas, tanto no quesito matéria ministrada, quanto na questão do àudio/vídeo, e por seus preços. Pelo que entendi, cada aula custa R$ 1,00, mas se você aderir ao programa de Aluno Vip, tem acesso a todas as aulas existentes até o momento do acesso por 1 mês por apenas R$ 30,00! É uma ótima opção para quem já tem seu curso ou material certo de estudo, mas se interessa por um material de apoio. Ponto importante a se salientar é que, enquanto o Canal dos Concursos se propõe a ser um Curso Preparatório, o Eu Vou Passar se Limita a ser um material de apoio (teoria e exercícios) de extrema qualidade.
  • Meta Concursos
Outra boa opção que encontrei pela internet foi o site Meta Concursos, que ainda não tive como avaliar os serviços por falta de tempo, mas que também tem a mesma proposta do Canal dos Concursos, sendo, no entanto, mais abrangente no cenário concurseiro, não se limitando aos concursos fiscais, mas aos concursos em geral. Já tive uma ótima impressão do site por ver que o mesmo apresenta uma coluna do grande Mestre e Guru dos Concursos Públicos William Douglas.
  • Ponto dos Concursos
Esse é outro site que descibri recentemente e que propõe cursos específicos para a Receita Federal. O Ponto dos Concursos, conforme seu próprio site, "é um site voltado para a divulgação de notícias e artigos direcionados para aqueles que se preparam para concursos públicos de nível superior, especialmente aqueles realizados pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb)". A autoria do site é do grande Mestre Vicente Paulo, autor de várias obras de renome.
  • Outros Cursos
Existem ainda outros sites de material de apoio, que ainda são pouco conhecidos, um deles é o Memorizando.com . Esse site fornece material de qualidade sobre processos mnemônicos e gráficos, em formato flash, relativos à matéria do concurso da Receita Federal. O preço é R$25,00 por matéria. É um serviço que é difícil de se encontrar até em livros! Vale a pena conferir!


Por Fim, comprometo
-me com vocês, caros leitores, a, assim que começar o curso do Canal dos Concursos (depois do dia 25/05), postar aqui um relatório completo dos serviços oferecidos por aquele portal. Além disso, quaisquer novas fontes ou opções posto aqui com o maior prazer.

14 comentários:

Unknown disse...

Oi colega concurseiro, poderia me indicar um bom curso on line de contabilidade??
obrigada

ReiliSam disse...

Existem vários, dentre eles a Unilearn, o EVP (eu vou passar), Canal dos Concursos, dentre outros. Mande-me um email que eu te explico melhor sobre eles.

Unknown disse...

Obrigado pelas informações! COerentes e muito útieis... parabéns e valeu!!

ReiliSam disse...

Vinicius: Valeu, companheiro! Boa sorte na escolha do melhor curso!

Larissa disse...

Oi Reili, boa tarde! Vou fazer o concurso para ATRF que está previsto para esse ano. Ontem fui na Academia do Concurso e eles falaram que não tem previsão de início de turmas para Analista, apenas para Auditor e Técnico. Me sugeriram entrar na turma para Auditor e participar apenas das matérias que eu teria interesse. Porém, verifiquei no edital dos dois cargos, do concurso de 2009, que algumas matérias, apesar de serem iguais, têm conteúdo diferente (ex.: Direito Constitucional).
Fiquei na dúvida se valeria a pena fazer o curso mesmo assim. Poderia me ajudar?
O curso que você fez lá era específico pra Analista?

Cristiane disse...

Olá Reili,

após ler seu post, fui visitar o curso online do "Canal dos concursos" e percebi que o que eles têm lá é o mesmo que tinham em 2009... o material está defasado, não é? Será que vale à pena estudar com eles?
Você teria algum outro curso preparatório para auditor online que tenha grandes nomes como aquele?
Obrigada,
Cristiane

ReiliSam disse...

Cara Cristiane, creio que o conteúdo não seja o mesmo, pois várias disciplinas já passaram por sérias modificações, como Contabilidade.
Sugiro que entre em contato com o Canal e questione a respeito dessa dúvida. Eu não sei informar, pois não tenho adquirido os cursos.
Abraço!

ReiliSam disse...

Larissa,
Na minha humilde e personalíssima opinião, seria válido, sim, você prestar as aulas para o cargo de Auditor. As disciplinas não são tão diferentes assim. No meu caso, foquei nos dois cargos, pegando as demais matérias para analista após os editais dos concursos.

Diego disse...

Olá!
Muito interessante o post, obrigado!
Fiquei com uma dúvida que foi parcialmente respondida em um dos comentários. Um amigo meu tem o curso do Ponto dos Concursos para AFRFB de 2009 (do último concurso da receita, acho que foi 2009). Minha dúvida é se devo estudar a partir de um material atualizado, desse ano. Caso a resposta seja sim, espero o edital ser publicado? (o Ponto dos Concurso já tem um curso para AFRFB, mas me pergunto se eles tem como saber quais serão, exatamente, os conteúdos cobrados). Por último, já começou o seu curso? Gostou do Canal do Concurso? Abraços!

Cathedra Cursos para Concursos disse...

Gostei muito da matéria! Parabéns!
Aproveito e indico o site http://cursosonline.cathedranet.com.br/ . O pessoal de lá tem muita experiência de mercado em cursos on line para concursos e pode tanto tirar dúvidas, como apresentar ótimas oportunidades! Recomendo!

Anônimo disse...

Oi Reili,vou entrar no concurso da Dnit anível médio e ainda não achei aqui em SP capital um curso presencial renomado.Estou pensando em fazerum preparatório na Federal Concursos,vc conhece? se conhecer algum outro por favor me indique.Obrigada
Parabéns pelo seu Blog é ótimo

ReiliSam disse...

Não conhecia a Federal Concursos, mas, dando uma olhada no site deles, parecem bem organizados e tal... Pena que não há aulas demonstrativas das aulas do seu interesse, nem nome dos professores de cada matéria.
Se puder, entre em contato com eles e procure saber quem são os professores. Pesquise sobre eles na web. É uma boa dica.
Grande abraço! Bons estudos!

DrikaRJ disse...

Reili, parabéns pela iniciativa!!!

Alguém do Rio de Janeiro aqui?

Anônimo disse...

Poderia por favor me indicar bons cursinhos presenciais em São Paulo? Não consigo achar nenhum na internet, estou perdido mesmo.

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...