segunda-feira, 9 de julho de 2012

Saiu o Edital da RFB 2012!!!

Pois é, pessoal, para aqueles que não aguentavam mais a espera, chega o grande dia!!! Edital da RFB publicado, e com alterações que deixaram os concurseiros de boca aberta. Posto o link dos editais no final do post, mas, caso nem queira esperar, pode clicar AQUI (AT) ou AQUI (AF).

Em relação às novas mudanças, a mais expressiva, na minha opinião, foi que as provas dos dois cargos serão nos mesmos dias (15 e 16 de setembro de 2012), o que evita a "dança das cadeiras" e vacâncias/chamadas múltiplas ocorridas no último concurso.

Alguns, em uma leitura mais rápida, acharam que Previdenciário estava fora do Edital, mas sugiro ler, com mais cuidado, a relação cobrada em Direito Tributário.

O edital conta com 200 vagas para o cargo de Auditor e 750 vagas para Analista.

Para Analista, a maior diferença seria a divisão em duas áreas: Geral, com 700 vagas e Informática, com 50 vagas; fora as matérias cobradas, que em uma olhada rápida, creio serem bem menos que as cobradas em 2009.

Outra novidade trata-se da , já cogitada, ausência do Curso de Formação, o que, na minha humilde opinião, merece especial atenção, mas após a entrada em exercício e conhecimento do trabalho, in loco.

Agora é intensificar os estudos, ter garra e determinação, com muita fé e disciplina, pois a oportunidade surge. Vale agarrá-la com unhas e dentes! Muita sorte para os que seguem na luta. Grande abraço! 



Editais:
http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=09/07/2012&jornal=3&pagina=90&totalArquivos=212

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=95&data=09/07/2012

 Posto também relação bem organizada das matérias, buscada do site do colega adinoel (www.adinoel.com)
-> http://www.adinoel.com/Edital-AFRFB-2012.pdf

28 comentários:

Anônimo disse...

Prezado,

Gostaria de saber se há possibilidade de advogar e atuar simultaneamente como analista-tributário ?

ReiliSam disse...

Olá, amigo!

Negativo. Não há essa possibilidade.
Obrigado pela visita. Grande abraço!

Anônimo disse...

Existe uma coincidência de datas entre as provas para analista e auditor - uma delas deve ser realizada pela manhã e a outra pela tarde, certo? Assim, seria possível realizar prova para ambos os cargos, não é mesmo? Fiquei receoso quanto esta parte e gostaria de saber o que vocês acham.

ReiliSam disse...

Olá, amigo!

Na verdade, a coincidência não é acidental. Um grande problema é o número imenso de vacâncias no cargo de analista, sendo convocados para auditor. As provas no mesmo dia evitam isso. Pode não ser o melhor modo de resolver, mas foi o escolhido pela Administração.
As provas do domingo seriam o dia todo, logo, a alternativa mais abrangente que você poderia optar seria se inscrever nos dois concursos, fazer a prova de auditor no sábado e, de acordo com seu aproveitamento, escolher se continua para auditor no domingo ou se parte para analista (algo como uma segunda chance). Não é o mais indicado, pois atirar para vários lados não é algo bom, mas não diria que é uma atitude impossível de dar certo.
Espero ter ajudado.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá Reli
Descobri hoje seu blog e amei as dicas.Parabéns pela sua vitória.
Tenho uma dúvida.Como é a sindicância de vida pregressa?Tenho o nome sujo,mas a divida já prescreveu..já tentei pagar,mas não consegui e tenho pretensão de pagar com a aprovação no concurso.Eu seria prejudicada na sindicância por este fato?Sucesso na sua vida.

Adriana

ReiliSam disse...

Olá, Adriana. Que eu saiba, a sindicância não entra nesses aspectos. As buscas limitam-se a condenações criminais ou outros impedimentos legais para a nomeação no cargo.
Abraço!

Anônimo disse...

Obrigada,Reili.
Aliviou minha tensão.
Um ótimo dia.

Anônimo disse...

ola Reili to gostando muito do seu blog vou prestar p/ atrf , tenho uma duvida sobre a dissertação só sera chamado para a redação quem ficar entre os 700? e se não passar ma redação? qual o critério que usam para preencher as vagas!!!obrigado

Anônimo disse...

Olá Reili,

Não saiu edital para para o ATA da REceita como estava esperado. você têm notícias sobre isso?

Um abraço
Vânia

ReiliSam disse...

Olá, Vânia!
Essa é uma confusão comum, mas o ATA não é cargo da Receita, e sim do Ministério da Fazenda. Pelo que nos parece, a espera para abertura do concurso de ATA é exatamente a evasão que ocorre, pois muitos passam e depois são aprovados nos de AF e AT, gerando inúmeras chamadas extras.
Ele deve ser liberado logo após as definições de Auditor e Analista.
Abraço!

ReiliSam disse...

Olá, Vânia!
Essa é uma confusão comum, mas o ATA não é cargo da Receita, e sim do Ministério da Fazenda. Pelo que nos parece, a espera para abertura do concurso de ATA é exatamente a evasão que ocorre, pois muitos passam e depois são aprovados nos de AF e AT, gerando inúmeras chamadas extras.
Ele deve ser liberado logo após as definições de Auditor e Analista.
Abraço!

Saul Granville disse...

Reili, bom dia!

Muito bacana seu blog, parabéns...

Sou novo nesse mundão.. ma squero me arriscar; Tenho labio leoporino, então concorrerei para as vagas de deficiente, pois tenho laudo médico que o ministério do trabalho aceita aqui no RS. Vou começar a me preparar somente hoje; o que vc acha, será que ao menos consigo passar no concurso? escolhi Auditor Fiscal! Gostei muito do site que vc indicou, o canal dos curos, será que vale a pena? Abraço e até!

ReiliSam disse...

Olá, Saul, como eu sempre digo, tudo dependerá da sua determinação. Eu gosto dos professores do canal. Dê uma olhada nas aulas demonstrativas deles e avalie vc mesmo!
Olhe também outras opções, como o espaço jurídico, o Renato Saraiva, o Ponto dos Concursos, dentre outros. Veja o que mais se encaixa ao seu perfil. Bons estudos e boa sorte!!!
Abraço!

Anônimo disse...

Querido Reili!!

Como eu não sabia que vc tinha este blog? A sua ajuda aos colegas que estão iniciando esta jornada é mesmo maravilhosa.
Bom, não vou falar meu nome, vc conhece minhas palavras... rs

Beijos

Anônimo disse...

Amei seu Blog!!! Parabéns!!
Sou da area da saúde(Farmácia), e soube a pouco que o requisito para prestar o concurso é possuir QUALQUER facul. Então, vou me ambientar e entrar na guerra! Porém observei que cai muita matemática/cálculos e confesso que não curto mt. Então, gostaria de saber se nas rotinas do analista, estes cálculos são realmente muito utilizados. Desde já agradeço sua atenção!!!

ReiliSam disse...

Olá! Obrigado pelas visitas!
Então, isso vai depender muito de que área vc trabalhe na RFB. Em sua grande maioria, as funções que exercemos lidam muito mais com a atuação jurídica do que a de exatas, em si. Não se preocupe com os cálculos. Isso vc pega com a prática.
Bons estudos! Tudo de bom!

Caradiba disse...

Bom dia Reili, parabéns pelo blog, sempre com ótimas matérias!
Confesso que achei o quantitativo de vagas pouco para auditor, você acha que após este concurso de agora repetirá o intervalo de tempo de 3 anos para outro concurso, ou seja, depois desse o próximo somente em 2015 mesmo com a notória demanda de profissionais para a RFB e os eventos internacionais que o Brasil sediará?
Abraço

ReiliSam disse...

Olá Caradiba!
Bom, vc pediu minha opinião, certo? Lembre-se que eu não sou vidente! Rsrs
Creio que o quantitativo de vagas menor tenha ocorrido exatamente porque a RFB, junto ao MPOG, possui um planejamento de mais concursos até esses grandes eventos. A demanda é realmente grande. Neste ano, a RFB havia solicitado 450 vagas para o cargo, entretanto, só foram autorizadas 200. Por isso, acho que a pressão será maior no sentido de uma regularidade de menos tempo entre os concursos.
Outra coisa que devemos pensar também, para essa diminuição de vagas, é a inversão da pirâmide que hoje há na Casa. Temos os números de analistas e auditores bastante semelhante, quando a ideia pretendida é de que haja bem mais analistas do que auditores.
Bom, são fatores a se pensar, certo?
Espero ter ajudado.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Muito Obrigada pela resposta!!!Td de bom pra vc tbm!!

ReiliSam disse...

Olá, amigo lá de cima! Deixei seu comentário passar!
Vamos lá... Normalmente, são chamados o dobro do número de vagas disponíveis para a dissertação. Ainda não vi quantos serão, nesse edital 2012, mas dê uma olhadinha. Sempre vem especificado.
Grande abraço!

Anônimo disse...

então la no edital esta o numero 1995, isso significa que se eu ficar ate essa posição serei chamada para a dissertação? vc pode fazer um post com dicas para a dissertação? OBRIGADA

ReiliSam disse...

É isso mesmo! Ficando classificada, você será chamada para a discursiva. Assim que puder, faço um post sim, pode deixar! Bons estudos!!!

Anônimo disse...

Oi!!!!!
Pegando carona no comentário acima, tbm gostaria de reforçar a necessidade que temos de uma ajudinha no quesito prova discursiva. Ficaremos muito gratos com sua precisa ajuda Reili!!!!
Ah, tbm aceitamos ajuda sobre a redação!RSRS
Valeu!!

Juliana disse...

Olá Reili! Sou inexperiente em relação a concursos públicos, gostaria de tirar uma dúvida, após a aprovação em todas as etapas, quanto tempo em média leva para começar a trabalhar no cargo??? Obrigada Juliana.

ReiliSam disse...

Olá, Raquel!
Acho que esqueci de comentar mesmo! rsrs Faço esse blog desde que comecei meus estudos para a RFB. Tem bastante coisa que foi útil na minha preparação. Espero que sirva para outros também.
Grande abraço!!!

ReiliSam disse...

Oi, Juliana.
Após a aprovação, demora em torno de um mês, um mês e meio para a convocação. Como, em 2012, não haverá o Curso de formação, isso indica a nomeação e posse já por volta desse prazo. Mas tudo depende da Administração. Caso queiram, podem convocar os aprovados bem mais rápido do que isso.
Abraço!

Priscila disse...

Oi Reili, parabéns pelo Blog! Você sabe onde a matéria "Controles Constitucionais" está no Edital de analista, pois só achei no edital de auditor e todo mundo diz que sempre cai nas provas da Esaf de nível superior.... Obrigado!!

Anônimo disse...

Olá Reili, gostaria de saber como posso me preparar para o concurso de Auditor Fiscal.

Sou assistente social, portanto, não possuo habilidade com exatas.

Solicito orientações com relação a cursos online. Sou do Rio de Janeiro, e também não conheço cursos presenciais na capital.

Solicito, também, orientações sobre a prova discurssiva, como me preparar, e como posso ter acesso a um modelo de provas discurssivas de concursos anteriores.

Abraços e parabenizo pela iniciativa

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...