quarta-feira, 13 de maio de 2009

Como é o Trabalho na Receita Federal



Uma dúvida comum nos concursandos para a Receita Federal é justamente sobre o serviço da Receita. Não sejamos hipócritas e admitamos que o maior atrativo para o concurso não é a vontade de trabalhar como "cobrador de impostos" da nação, mas sim os salários daquele órgão. Entretanto, é importante que tenhamos uma idéia de como é o serviço na Receita, pois nem tudo nessa vida é dinheiro, né?
A Receita Federal, como órgão de Administração Tributária e Aduaneira do País, exerce o controle, na área aduaneira, sobre as mercadorias, bagagens e veículos. Ela especializou-se no combate à pirataria, contrabando e outros ilícitos. Os marginais da lei estão ficando tão severos e violentos, ultimamente, que os Fiscais da Receita já usam cães farejadores, lanchas, aeronaves e armas (inclusive fuzis).
Conversando com alguns amigos Fiscais da Receita, eles me explicaram um pouco do que um Servidor da Receita faz, mais especificamente, um Fiscal.
Dentre os vários locais e serviços existentes no órgão, o servidor escolhe o local de atuação assim que presta o concurso (Região Fiscal) e lá será designado para sua missão, de varia entre verificação de carga, despacho aduaneiro, revisao aduaneira, perdimento de mercadorias, habilitação no comercio exterior etc.
O expediente é de 8 horas por dia, de segunda a sexta, normalmente não há serviço extra, raramente se leva trabalho para casa e não é normal permanecer trabalhando após o expediente.
A Receita Federal é uma das poucas instituições no Brasil - disse uma amiga - que é muito difícil de se enjoar de trabalhar, ou ficar de saco cheio do serviço. Se o Servidor não estiver satisfeito com o local de atuação, ele presta um concurso interno de remoção e muda de região, se estiver cansado do trabalho em sí, também pode pedir a mudança.
Enfim, é um trabalho gratificante, pois é do trabalho da Receita que vem a fonte de todas as obras, projetos e campanhas do Governo Federal para o nosso país. Eu conversava com a minha amiga que, diferentemente de alguns serviços, na Receita a gente não sente que está "enxugando gelo", ou seja, fazendo um serviço inútil, como em alguns órgãos, mas sente que seu serviço é realmente importante para a nação.

3 comentários:

mariana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Como tudo na vida não é flores, acredito que deve ver sim um seus contras.

Dayselane disse...

Não existe felicidade completa em trabalho, seja ele qual for, o tras a felicidade, além de conhecimento e aprimoramento, e o esforço e a força de vontade de cada pessoa.
Trabalhar é a única forma de se valorizar e dar valor aos que estão ao seu redor.Parabéns à vocês e obrigago pelos serviços prestados.

Dayselane Melo,Americana-SP

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...