LIVROS OU APOSTILAS?
No mercado dos concursos existem vários produtos, dentre eles apostilas, livros, resumos, códigos anotados, esquemas etc, uns de maior qualidade, outros de pior qualidade, claro. Entretanto, não há uma informação efetiva, por parte dos canais de informação sobre quais produtos valem o gasto e quais não o valem, o que deixa o estudante órfão de informação, tendo que se informar com amigos, professores diversos, buscas na internet, dentre outras opções. Existem concursos que exigem apenas o estudo da legislação, outros, somente apostilas ou resumões, e ainda outros, nos quais estamos envolvidos, que necessitam de bons livros para um aproveitamento ídem.
Como estamos falando do Concurso da Receita Federal, não podemos nos deixar ser enganados por vendedores de materiais fajutos, que só querem o nosso dinheiro e não se preocupam com que tipo de informação estão veiculando. A banca ESAF não cobra apenas "decoreba" da legislação, nem apenas aquele conhecimento superficial sobre tudo. Ela cobra conhecimentos específicos sobre as matérias abordadas.
Portanto, na hora de escolher meu material de estudo, fui exatamente naqueles que sabem da matéria e conhecem o tipo de questão que a banca cobra: os professores. O que pude notar de unanimidade entre os docentes foi a sugestão de não gastar dinheiro com aquelas apostilas enormes que vem escrito na capa o concurso, no caso, RECEITA FEDERAL. Quando eu estudei para o concurso do Pedro II, isso lá na minha 8ª série, eu estudei numa apostila dessas, a "Passe para o Pedro II". Não é que deu certo? É claro que foi com a ajuda de amigos e do pai da namorada do meu irmão na época, que era professor de matemática, que eu pude aprender a matéria, a qual não tinha na escola municipal onde estudava. Mas foi resolvendo os exercícios daquela apostila que eu aprendi e fixei a matéria. Entretanto, para o Concurso da Receita, devemos ter em mente que não é só com esse tipo de material que seremos aprovados. Precisamos de bons livros.
Excluindo o caso de o aluno estudar em um bom curso preparatório e esse curso fornecer o material em forma de apostilas, devemos fugir desse tipo de material, aquele que se compra em bancas de jornal, as famosas "apostilas bizuradas!". O bom material mesmo, segundo a maioria dos professores da área de concursos, é aquele voltado para a banca do concurso, ou seja, os livros para concursos, com foco na ESAF. Posto aqui dois bons exemplos de editoras com livros especializados para os concursos da ESAF:
Editora Campus / Elsevier
Editora Ferreira
Editora Ímpetus
Agora posto os meus livros, ou seja, os livros que eu achei interessante comprar para cada matéria do Concurso pretendido:
Língua Portuguesa | |
Direito Constitucional | Direito Constitucional - Sylvio Motta |
Direito Administrativo | Direito Administrativo – Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo |
Contabilidade | |
Direito Tributário | |
Matemática Financeira | |
Estatística Básica | Estatística Básica Simplificada – Sergio Carvalho e Weber Campos |
Macroeconomia | Macroeconomia para concursos – Geraldo Góes e Sérgio Gadelha |
Finanças Públicas | |
Direito Internacional Público | Sem livro |
Comércio Internacional | |
Informática | |
Inglês | Sem Livro |
Direito Previdenciário | Curso de Direito Previdenciário – Ítalo Romano e Jeane Tavares |
Como eu tenho uma facilidade maior em ingês, por já haver feito curso, preferí não opinar, até por que existem pessoas que otam pela matéria de espanhol. Já a matéria de Direito Internacional Público não possui livro específico para a banca ESAF ainda, por isso, devemos contar com o material fornecido pelos cursos especializados. Quem quiser, me envie email que eu disponibilizo o material.
Por fim, existe um fórum muito interessante que pode ajudar-nos em algumas dúvidas a esse respeito, é o Concurseiros.
19 comentários:
Oi, eu tenho interesse no material de Direito Internacional Público , vc poderia mandar para o meu email??
danga.pe@gmail.com
Obrigada
Pode deixar q vou ver o q tenho por aqui e te envio. Volte sempre!
Olá amigo. Poderia me enviar o material de D. Internacional Público. Muito obrigado pela atenção.
Meu e-mail: cyberian2007@oi.com.br
Robson
Olá amigo. Poderia me enviar o material de D. Internacional Público. Estou me preparando para AFRF, mas não tenho esse material. Muito obrigado pela atenção.
Meu e-mail: cyberian2007@oi.com.br
Robson
cyberian: envio sim. assim que tiver alguma coisa por aqui. esse material é raro mesmo. grande abraço
envie pra mim o material de Comércio Internacional, desde já agradeço. Meu e-mail: edeilton2003@hotmail.com
Excelente dicas, eu também estudo por esses que você indicou, e recentemente achei o CTN comentado na internet de Eliana Calmon, muito bom, vale a pena dá uma olhada, como vou fazer para Analista e io edital saiu hoje, por gentileza enviei para o meu-e-mail LUDUDA2004@YAHOO.COM.BR, o material de direito internacional publico,,,grata, se quizer eu mando o CTN.
olá amigo, vc poderia enviar p mim o material de Direito Internacional Público.
Desde já agradeço
jorge.jss2007@gmail.com
Bom dia Reilli.
Por favor, poderia me enviar o material de Direito Internacional Público? Muito obrigada.
kmaribeiro@gmail.com
Ola, Reili.
Você poderia me enviar também o material de direito internacional.
meu e-mail: andreinha_122@hotmail.com
Grata
A: Envio sim, assim que puder!
Bom Dia, vc poderia enviar p mim o material de Direito Internacional Público e também me dizer o nome de um ótimo lugar onde tenha o curso preparatório para o concurso da Receita Federal?
Desde já agradeço
André
cabralzenari@hotmail.com
Olá Reili, você pode enviar p mim o material de Direito Internacional Público e se você puder me indicar um lugar onde tenha o curso preparatório para o concurso da Receita Federal?
Desde já Obrigada. Sophie
sophieleewe@hotmail.com
Olá amigo
sou do sertão da Paraíba. adorei seu blog. Perdi o concurso de 2009 e quero me preparar para os vindouros. detalhe: tenho 37 anos. Será que tenho condições de competir com o pessoal mais jovem?
solicito o material de direito internacional público e comércio internacional, se o tiver
abraços
Martins
meu e-mail: martins732010@hotmail.com
Martins: pode ter certeza que sim, amigo! Só depende da sua força de vontade e determinação! O concurso público é, certamente, o modo mais democrático e imparcial de contratar servidores. Ele não discrimina credo, raça, idade, nem origem! Na hora da prova somos todos iguais e o que nos diferencia é a quantidade de conhecimento que acumulamos através dos árduos estudos. No meu curso de formação mesmo tinha até pessoas aposentadas, que conseguiram com louvor sua aprovação. Boa sorte e FORÇA na batalha!
Olá mais uma vez...
obrigado pela resposta ao comentárrio.Quero mais uma dica sua: desde 2008 venho prestando concurso na área jurídica, no entanto, infelizmente,as vagas são para cadastro de reserva ou são oferecidas uma ou duas. Decidi mudar, recentemente, para área fiscal, ou seja, receita (analista tributário). Analisando o edital/2009 verifiquei que há disciplinas que tenho de começar do "zero", como Contabilidade geral, DIP e comércio internacional.As outras não apresentam novidade, exceto o fato de ter que me aprofundar mais nelas. Gostaria de uma sugestão sua de como organizar esses estudos referentes a essas disciplinas citadas (DIP,comércio int. contabi.).Devo fazer um curso específico pra elas??
abraços
sertanejo
Martins:
Para início nessas matérias eu recomendo sim um cursinho.. Pode ser um presencial ou via vídeo, pois o professor exercerá seu legítimo papel de FACILITADOR e o guiará pelo caminho das pedras para o fundamental ENTENDIMENTO da matéria. Depois disso, o que fará a diferença é o seu esforço e dedicação no estudo "em casa" e resolução de exercícios. Essa é só minha opinião, viu? Vc deve sempre se conhecer antes de tudo e analisar como seu aprendizado é mais acelerado.
Espero ter ajudado. Grande abraço!
Olá, também tenho interesse no material de direito internacional público, se puder enviar, agradeço muito.
Email: isabelajornalista@gmail.com
Muito obrigada.
Fico grato se puder enviar o material.
leandro7@gmail.com
abraços!
Postar um comentário